Seguro de Vida x Acidentes Pessoais: entenda a diferença
- Leonardo Speck
- 30 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Planejar é palavra-chave para o sucesso de qualquer empreitada. O problema é que, em um piscar de olhos, muita coisa pode mudar, e a única certeza que podemos ter é a de que a vida nos surpreende sempre.
Quando as coisas mudam, é sempre bom poder contar com um apoio para lidar com as novas circunstâncias, e tanto um seguro contra acidentes pessoais quanto um seguro de vida são capazes de dar essa tranquilidade quando tudo parece ter saído dos eixos.
Mas você sabe qual é a diferença entre esses dois tipos de seguro e qual é o mais adequado para o seu caso?
O que acontece em caso de falecimento
Tanto o seguro de vida quanto o de acidentes pessoais cobrem o falecimento do segurado (entre outras eventualidades, como veremos a seguir), e a principal diferença entre eles é a causa do óbito:
• Enquanto no seguro de vida, os beneficiários irão sempre receber o valor da apólice caso o segurado faleça, independentemente do motivo;
• No seguro de acidentes pessoais, como o próprio nome sugere, os dependentes só receberão o valor contratado se o segurado falecer por acidente — causas naturais não dão direito ao recebimento da indenização.
Valores de contratação
Sendo menos abrangente que o seguro de vida, o seguro de acidentes pessoais tem valor de contratação mais baixo, mas que também depende de algumas variáveis, como a cobertura contratada ou o tempo de vigência do plano.
Além disso, enquanto a apólice do seguro de vida aumenta proporcionalmente à idade do segurado, o mesmo não ocorre com o seguro de acidentes pessoais, embora ambos estabeleçam um limite para a idade do contratante — de 64 anos para o seguro de vida e 70 anos para o de acidentes pessoais.
Uso da indenização
Em caso de sinistro que não envolva óbito, isto é, caso alguma das situações previstas no contrato do seu seguro — que não seja o seu falecimento — realmente venha a acontecer, a forma como você é beneficiado também difere entre um tipo de seguro e outro. Veja só:
• No seguro de vida, o valor da apólice é então liberado para que você tenha oportunidade de ficar confortável ou mesmo bancar tratamentos. Assim, você tem a liberdade de usar a quantia da maneira que lhe convir.
• Já no seguro de acidentes pessoais vigora o contrário: caso você sofra um acidente, a seguradora cobrirá o tratamento médico, incluindo as diárias no hospital, mas você não tem a liberdade de usar o valor para outros fins.
Apesar de bem parecidos, cada um desses seguros possui suas peculiaridades, e é preciso ficar atento a elas para que você contrate a opção mais adequada para o seu perfil.
Comments